Txai…. doce Txai!

Costumo dizer sempre que o Txai Resort em Itacaré- BA é um dos meus lugares prediletos na face desse planeta. Lá já estive 37 vezes….preciso dizer algo mais?
Há 10 anos atras comecei a fazer um work – shop anual no final de setembro neste paraiso perdido na terra. Começamos com poucos e hoje estamos em muitos. Agora virou tradiçāo.
E para celebrarmos esse encontro mágico o tema escolhido desta ediçāo foi: ” 10 anos de perdāo ”
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Amizade entre mulheres

As pesquisas cientificas comprovam que a amizade entre mulheres faz bem. Libera dopamina, endorfina, ocitocina – hormônios da felicidade!

Na semana passada  passei alguns dias de férias com um grupo de amigas há longa data….desde os tempos de colégio.

E que delícia! Entre passeios e meditações ; comidinhas deliciosas e muito vinho, celebramos a vida em Leela – brincadeira cósmica e divina!

 

Férias, doce férias!

Segundo Ayurveda – sistema de cura mais antigo da India, a terapia dos opostos é uma grande ferramenta para gerar equilíbrio, saúde e longevidade aos nossos dias.

E férias fazem parte desse conceito. No meio da correria, stress, competitividade da nossa rotina precisamos trazer momentos de calma e tranquilidade.

A integração com a natureza nos revitaliza, nos alimenta. Inalar prana – energia vital do universo recarrega as baterias e alimenta nossas células com profundidade. Tomar sol, observar a lua e as estrelas, meditar são um must.

 

 

 

Somos o que comemos!

Esta semana foi semana de aprender a cozinhar.

A medicina Ayurveda nos ensina que cuidar da alimentaçāo é uma das maneiras mais poderosas para mantermos nossa saúde e longevidade.

Como nāo levo jeito para a coisa convidei Nininha Sigrist para ensinar minha fiel escudeira Cida a preparar receitinhas vegetarianas. E tudo com muito amor!

Que tal você também fazer a mesma coisa? A Nininha está agora se dedicando de corpo e alma a esse trabalho. www. nininhasigrist. com. br

Meditação para Todos

meditação para todosAcredito fervorosamente que a meditação seja uma das ferramentas mais importantes para autoconhecimento e autodesenvolvimento.

É também milagrosa para o combate ao stress – grande vilão da atualidade – assim como coadjuvante na cura de todas as doenças.

Aliás, adoro esse ditado indiano: “Toda doença é saudade do lar”. É simples assim, ao meditar retornamos ao lar, ao âmago do nosso ser, à nossa verdadeira essência.

Meditar não é um bicho de 7 cabeças. Precisamos definitivamente acabar com esse tabu.

Meditar é uma ação muito simples a partir do momento em que você insere em sua vida esse novo paradigma.

Aliás a meditação é uma prática sem esforço, totalmente sem esforço.

Comece já

Escolha um lugar tranquilo na sua casa. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta e olho fechados. Lembre-se da postura de rei e rainha. SEMPRE!

Traga sua atenção para o momento presente, para o aqui e para o agora. Nada mais importa.

Comece lentamente a observar a sua respiração. Ar que entra, ar que sai. E vá alongando o tempo da inspiração e o tempo da expiração.

Se sua mente se desfocar por causa de um pensamento, não se preocupe, deixe o pensamento passar e volte a observar sua respiração.

Se uma emoção se aflorar em seu peito, também não se preocupe, volte naturalmente a observar a respiração.

Barulhos… eles fazem parte da vida. Aceite-os.

E permaneça nesse estado por 5 minutos. Aos poucos o seu corpo vai acostumando e você pode começar a aumentar gradativamente a sua permanência.

Mas lembre-se que o lema é: devagar e sempre.

Vamos tentar?

Lembre-se também que é preciso tapas (disciplina) e esforço comedido. Sem exagero! Sempre no caminho do meio.

Boa sorte!

PS – Se quiser minha ajuda para conduzir sua meditação pode experimentar os podcast abaixo:

Para aquietar a mente:  https://marciadeluca.files.wordpress.com/2013/06/aquietamento.mp3

Para concentração e foco: 

Respiração para Ativar o Metabolismo

Para fechar essa semana, em que falamos tanto sobre os efeitos do frio no nosso corpo – e sobre como equilibrar esses efeitos – fiz um podcast para conduzir você por uma prática que tem o poder de aquecer o corpo e ativar o metabolismo: o bhastrika.

Esse exercícios respiratório, que está presente em vários textos clássicos do Yoga, é ideal para essa época do ano e deve ser praticado pela manhã.

Experimente para ter um fim de semana mais quentinho e energizado!

Mais sobre os efeitos do inverno:

O inverno pode te deixar mais agitada??

Aqueça seu Inverno

Postura Real

Posturas de Equilíbrio

Como essa semana estamos falando do inverno e seus efeitos em nosso corpo, lembrei que as posturas de equilíbrio são as melhores para equilibrar e dar estabilidade para as pessoas que estão sentindo o dosha vata mais forte no corpo.

Durante essas posturas é importante sentir o contato dos pés com o chão, enraizar corpo e acalmar a mente.

Nas fotos algumas outras sugestões de asanas (posturas do Yoga) para inclua essas posturas em sua prática, sempre com a respiração lenta e profunda!

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O inverno pode te deixar mais agitada??

Já estamos há alguns dias estudando como o inverno pode desequilibrar o dosha vata (já sabe o que são os doshas?) no seu corpo (talvez dores nas costas ou desconforto nas articulações).

Uma das principais característica de vata é o movimento. Não somente o movimento físico mas também o movimento mental. O turbilhão de pensamentos em uma mente vata é de arrepiar!!!! Milhões de macaquinhos ensandecidos que pulam de galho em galho fazendo um barulho ensurdecedor…

Portestos de Paz

Meditar nesse momento é preciso!

Aquietar a mente deve ser um foco constante para quem é vata.

A prática da meditação traz a mente agitada de vata para dentro, focando no aqui e no agora, promovendo paz, calma e serenidade.

Então comece já! Isso mesmo, qualquer um pode… Depois você pode se aprofundar com cursos e técnicas, mas para começar já você só precisa de vontade e seguir alguns passos:

– encontre um lugar tranquilo onde não seja interrompido por alguns minutos;

– sente-se confortavelmente (posso te conduzir com esse áudio para encontrar uma postura confortável de meditação);

– escolha uma meditação conduzida e siga as instruções com atenção e foco (escolha entre essas meditações conduzidas).

Assim você treina a sua mente a estar atenta e tranquila!

Terapias de Inverno

A massagem no inverno é favorável para os 3 doshas porque ativa a circulação sanguínea e linfática e aquece  o organismo (o que é bom para kapha).

Promove relaxamento profundo (o que é bom para pitta) e hidrata e aquece vata, neste período em que a temperatura externa está baixa e o ar tende a ser mais seco e o ser humano se torna mais sedentário, enrijecido e introspectivo. – Dra. Maria de Fatima Martinhão – médica especializada em Ayurveda

Saiba mais sobre terapias ayurvédicas (clique na imagem para ampliar):

Bia Farah

Entenda o que são Doshas

macrocosmo

Os grandes sábios indianos (rishis) usavam a teoria dos cinco grandes elementos (mahabhutas), para explicar como as forças internas e externas se unem:

Éter ou Espaço (akasha) – campo no qual tudo se manifesta e ao qual tudo retorna, espaço onde tudo acontece. Não existe fisicamente, mas sim, como longas distâncias que separam a matéria.

Ar (vayu) – o estado gasoso da matéria, que gera movimento e dinamismo. Ar é existência sem forma.

Fogo (tejas) – o poder que consegue transformar uma substância. É forma sem substância.

Água (jala) – é o estado líquido da matéria, seu atributo é o fluxo. Água é substância sem estabilidade.

Terra (prithivi) – é o estado sólido da matéria, seu atributo é a estabilidade, ou rigidez. Terra é substância estável.

Ayurveda considera o ser humano como o microcosmo do macrocosmo. Portanto, uma parte do todo que contém o todo. A partir daí, o ser humano também é formado pelos mesmos cinco grandes elementos.

 Observatório Interno

Esses cinco elementos se unem em proporções únicas e individuais para gerar nossa constituição psico-física, chamada em sânscrito de dosha.

Espaço e ar se unem para formar o dosha vata que é o princípio da energia cinestésica. Diz respeito principalmente ao sistema nervoso e controla todo e qualquer tipo de movimento no corpo.

Fogo e pouca água se unem para formar o dosha pitta que é o principio da digestão, transformações químicas, sistema endócrino e enzimático.

Água e terra se unem para formar o dosha kapha que é o princípio do potencial da energia que controla a estabilidade do corpo e lubrificação.

Equilíbrio Interno e Externo

Na natureza, os elementos também sofrem desequilíbrios: um furacão representa desequilíbrio de vata; um calor excessivo, desequilíbrio de pitta; uma inundação, desequilíbrio de kapha.

Da mesma maneira, os doshas podem sofrer desequilíbrio em nossas constituições causando assim a base de toda e qualquer doença. Quando em perfeito funcionamento, esses mesmos doshas proporcionam sintomas de uma saúde perfeita, um equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Agora que você já entende como os elementos da natureza agem dentro de você, tente observá-los, e depois me conte o que descobriu! Se quiser pode também experimentar o teste dos doshas!